sábado, 31 de março de 2012

O medo de dirigir está prejudicando a sua vida?




Entrar no carro, dar a partida, engatar a marcha, soltar o freio de mão e dirigir até o trabalho é uma rotina comum a muitas pessoas. Contudo, o que é rotina para alguns é tormento para outros. 


O medo de dirigir atinge um número considerável de pessoas, muitas das quais não procuram tratamento e acabam por levar uma vida de dependência e privações. 

"Consegui realizar o sonho de comprar meu carro e não consigo tirar ele da garagem..."


"Somente ando no meu carro do lado do passageiro..."
"Tirei carteira, mas não consigo sair com o carro..."

Quem sente medo em dirigir se sente bastante incomodado e angustiado... Em nossa sociedade, o carro representa liberdade, autonomia e independência.
Quem sente mal estar apenas por pensar em dirigir pode estar com o quadro de Fobia de direção... 
Tonturas, tremedeiras, coração palpitante, respiração ofegante, boca seca, visão obscurecida entre outros sintomas podem caracterizar esta fobia, isto é, medo intenso em dirigir.
Existem diferentes intensidades e formas em sentir o medo de dirigir. Tem pessoas que passam a evitar até em passar perto do carro, outras já conseguem entrar e até sentar no banco do motorista.
Algumas pessoas que sentem esse medo podem já ter sofrido ou presenciado algum acidente, outras não...
Às vezes pensamentos negativos relacionados à tragédias, acidentes e até mortes invadem a cabeça mesmo a pessoa fazendo força em livrar-se deles... outras vezes podem estar presentes pensamentos de que todos estarão observando sua forma de dirigir... temendo o julgamento dos outros...
Cada caso é um caso...
Se e o medo de dirigir tem trazido um impacto negativo importante para sua vida, é hora de fazer algo a respeito.
Há diferentes maneiras de superar esse medo e alcançar o objetivo de liberdade e autonomia.
Ananda de Moura Resende – Psicóloga Clínica – (22)9828-2052

4 comentários:

  1. Sabe que eu tinha medo, era quando eu era a passageira!!! Freava tanto que meu pé e minhas pernas ficam doendo muito! Fora o desespero a cada freada....é muito ruim!!!É só quem vive isso!!!!Passou! Graças a Deus, procurei ajuda de profissional como você Dra Ananda, tomei alguns florais e hoje, vivo bem, muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, cada um de nós é verdadeiramente único! Vc por exemplo, ficava com todo esse medo estando como passageira... É importante termos a consciência da individualidade de cada um para que não menosprezemos o sofrimento e a experiência alheia...
      Imagino que vc esteja bem mais tranquila e podendo explorar muito mais a sua vida após ter superado esse medo intenso... Que bom que vc soube buscar ajuda quando precisou... Obrigada pelo depoimento!

      Excluir
  2. Eu também já passei por isso! E sei com certeza que é possível, superar esses medos! As vezes pode ser tão simples, que nem acreditamos que é possível. Quem sabe esse é o caso dessa "amiga" ou "amigo" que está lendo esse comentário.
    Elaine Moura Terapeuta de Visualização do Viver Bem Espaço Terapeutico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Elaine... muitas pessoas sentem-se envergonhadas ou não sabem da existência de tratamento adequado... como consequência passam parte da vida ou... infelizmente, a vida toda, reféns de seus medos e dificuldades.

      É possível superar sim, o ser humano tem um incrível potencial para a mudança e para a superação!

      Excluir