domingo, 1 de abril de 2012

Plasticidade neuronal e psicoterapia


Plasticidade neuronal e psicoterapia



Todos nascemos com uma carga genética...  

Contudo, a genética não pode ser considerada como destino obrigatório e sim como potencial, tendência e possibilidade.

Pesquisas da neurociência demonstram que o sistema nervoso é extremamente flexível e plástico. Nossos neurônios possuem a capacidade de estabelecer conexões entre si quando recebem estímulos advindos do ambiente externo ou do próprio organismo. Isso ocorre o tempo todo e durante toda a vida...

Com isso, a forma como a genética vai ser expressar em cada indivíduo depende da interação desta com o meio ambiente desde os primeiros momentos de vida. Desta interação resultam diferentes conexões cerebrais que são responsáveis pelas características de nossa personalidade, do modo de agir e se relacionar.

Não tem idade para a plasticidade se colocar em ação, sendo possível interferir na expressão da nossa carga genética em todas as etapas da vida. Infância, adolescência, juventude, fase adulta, envelhecimento...

Ao possibilitar a ressignificação das experiências passadas através de uma nova interpretação para as mesmas , a psicoterapia favorece a emergência de novas redes de conexões neurais.

Como resultado temos a reestruturação da representação interna da pessoa como um todo, modificando a forma como o indivíduo se relaciona consigo mesmo, com o mundo e com os outros.

A compreensão desta capacidade do ser humano permite-nos interferir conscientemente na expressão da nossa carga genética, proporcionando mais qualidade de vida e longevidade.

Ananda de Moura Resende
Psicóloga
(22)98282052

2 comentários:

  1. Parabéns Dra Ananda, mostra o quanto você ama esse SER HUMANO, na sua dimensão por inteiro!
    Essa constatação que você aborda, parece-me uma das mais importantes para ajudar ao homem sofredor de nossos dias.É necessário redescobrir e valorizar esse Homem, ajudá-lo a remover os obstáculos, a ver o outro lado da questão ou a encontrar soluções mais positivas que a anterior, responsável quem sabe pelos traumas, dores e angustias.Essa mudança de atitudes,é o objetivo da Terapia Profunda (TDI). Sem dúvida,encontram-se sobre o inconsciente registros do passado, da infância , causas primeiras de doenças físicas, psiquicas ou psicossomáticas, que tolhem o pleno desabrochar da personalidade e que precisam ser tratadas. Mas, simultaneamente, verifica-se ai, no inconsciente, a existencia de liberdade e de capacidade para superação e ressignificação de todos esses sofrimentos.
    Um abraço a todos, que visitam o seu blog e àqueles que estão dispostos a conhecer as maravilhas que têm dentro de si.
    Elaine Moura
    Terapeuta de Relaxamento e Visualização Terapeutica do Viver Bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso saber que não estamos pré determinados... é possível mudar, é possível transformar... Isso faz da vida algo ainda mais mágico e especial...

      Para conhecer um pouco mais sobre a Terapia Direta do Inconsciente, sugiro que leiam as matérias "Ser físico, psíquico e espiritual" e "Qualidade de vida, saúde e bem estar" publicadas em maço neste blog.
      O site www.menteevida.com também possui informações sobre essa terapia...

      Dr. Flávio Pedrosa Resende e Elaine Moura, estão atendendo também no Viver Bem em Macaé!

      (22)3051-4719/(31)88692530

      Excluir