sexta-feira, 6 de abril de 2012

Importância do sono



Importância do sono

Durante muitos anos acreditou-se que enquanto dormíamos o cérebro ficava em repouso...  Engano!

Enquanto nosso corpo descansa, nosso cérebro trabalha! 
E como trabalha...

Na busca pela produtividade, muitas vezes, pessoas se esforçam para conseguirem se adaptar a uma rotina com horas a menos de sono pensando que desta forma estariam aproveitando o tempo...

Provavelmente estas pessoas não sabem sobre a importância que o sono tem para o funcionamento do nosso corpo e da nossa mente e sobre os prejuízos decorrentes da sua falta.

Desde a antiguidade o homem se interessa por compreender as funções do sono... Vejam algumas descobertas...


Restauradora (Artistóteles, Hess)
Previne a exaustão (Caparède)
Proteção contra a estimulação excessiva (Pavlov)
Conservação de energia (Rechtschaffen)
Comportamento adaptativo que aumenta a capacidade de sobrevivência
Função restauradora e adaptativa (Borbely)
Função restauradora, adaptativa e comportamental (Webb)


Mesmo com tanto interesse e estudo, até o momento, a função do sono ainda não está completamente esclarecida...  

Contudo, já se sabe que o sono restaura os níveis normais de atividade e o “equilíbrio” entre as partes do sistema nervoso central, está envolvido com a conservação do metabolismo, com a cognição, com a termorregulação, com a maturação neural e a saúde mental.

Durante o sono o organismo se recupera dos desgastes ocorridos durante o dia. É, portanto um dos mecanismos mais importantes para a recuperação do corpo e da mente e para a manutenção da vida!

Os prejuízos a curto, médio e longo prazo são inúmeros para quem não mantém a quantidade e qualidade do sono necessária.

Estudos demonstram que quem dorme menos do que o necessário tem menos disposição física, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes. Além disso, o sono é fundamental para o processo de memorização, aprendizagem e para a busca de soluções para problemas ou questões.

Portanto, mesmo que não esteja totalmente desvendado, podemos afirmar que o sono não é somente importante, o sono é necessário!

Sono na quantidade adequada e com qualidade é uma das garantias de saúde e longevidade.

É possível Viver Bem!

Ananda de Moura Resende
Psicóloga
(22)9828-2052

2 comentários:

  1. Incrível como a ciência nos ajuda a entender os ditados e o conhecimento intuitivo da sabedoria popular.Sabemos o quanto é recuperador a cesta!!!! Aquela dormidinha após o almoço...empresas que se preocupam com a excelencia na produtividade já estimulam e oferecem até lugar para o repouso dos seus funcionários.Melhor qualidade de vida, menos falta ao trabalho e mais produção!!! E o funcionário sai ganhando...+++saúde!
    Elaine Moura - Terapeuta do Viver Bem Espaço Terapêutico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... pensando na importância do sono e no quanto é difícil mantermos, atualmente, os níveis ideais de quantidade e qualidade deste, O Viver Bem montou um programa voltado para quem necessita prevenir, controlar e tratar os sintomas relacionados ao estresse. Além de diminuir todos esses sintomas, o tratamento traz ainda, vários benefícios!!! Outro diferencial do tratamento do Viver Bem é que é um método não invasivo, sem uso de qualquer substância e sem efeitos colaterais... Vale à pena conferir!

      (22)3051-4719 www.viverbemterapeutico.com.br

      Excluir