domingo, 8 de abril de 2012

A arte de escutar...




A arte de escutar...


"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." Carl Jung


Sempre me vem a lembrança das minhas aulas no curso de Psicologia quando um querido professor dizia que para atender na clínica devíamos ir ao encontro do cliente sem que a teoria aprendida estivesse diante de nós de forma a se interpor entre essas duas pessoas que ali se encontravam...


Continuava dizendo que a teoria deveria servir como um pano de fundo, jamais ocupando o primeiro plano. Nunca me esquecerei de palavras tão sábias...


Para conseguirmos de fato perceber e escutar o sujeito que se encontra diante de nós primeiramente é necessário reconhecer que este outro é um ser humano e que como tal tem uma experiência que é única e singular. 


Impossível, pois, emoldurá-lo, encaixá-lo... Parece óbvio, mas não o é... 

A habilidade em se colocar diante deste outro humano desprovido de pré conceitos, julgamentos, críticas é algo que exige a capacidade em se interessar profundamente pelas experiências deste outro e a capacidade em se apaixonar e por que não amar o existir humano!



Tenho recebido algumas contribuições de amigos....

Essa em especial me tocou... Compartilho então com vocês! 


Belíssima descrição de ESCUTAR...


"Escutar é um ato de autoconhecimento e reflexão contínua sobre as próprias fantasias, medos, emoções, amores e desamores.

 Escutar é desprendimento de si.

 Na escuta, o sujeito dispõe-se a conhecer aquilo que talvez esteja muito distante de sua experiência de vida e, por isso, exige grande esforço para compreender e ser capaz de oferecer ajuda, ou melhor, trocar experiências."

(Manual do Pré Natal e Puerpério, Ministério da Saúde)


Ananda de Moura Resende/ Psicóloga/ (22)9828-2052

Um comentário:

  1. As pessoas sentem necessidade de falar e de expôr suas ideias. Estão cada dia mais carentes. Nós psicólogos temos esse dom da escuta ativa. Amamos escutar a mensagem que o outro transmite.
    "Falar é uma necessidade, escutar é uma arte." (Goethe)

    Laís Conti - Psicóloga do Viver Bem Espaço Terapêutico

    ResponderExcluir