domingo, 12 de fevereiro de 2012

Psicoterapia



"(...) As pessoas procuram a terapia alegando faltar um lírio aqui, uma rosa ali, um crisântemo acolá. Buscam, nessas coisas, a única coisa que importa: a alegria. Acontece que as fontes da alegria não são encontradas no mundo de fora. É inútil que me sejam dadas todas as flores do mundo: as fontes da alegria se encontram no mundo de dentro." Rubem Alves

Durante seu caminhar, o ser humano necessita lidar com angústias, situações inesperadas, mudanças...
Passamos por crises, episódios de vida ou situações que podem provocar mal-estar e desconforto psicológico. Sentimo-nos diferentes, com medo, ansiedade, resistentes a certas mudanças, com dificuldades emocionais... Muitas vezes é preciso se adaptar a novas situações para então prosseguir.

Esses são exemplos de situações onde, freqüentemente, uma pessoa procura ajuda psicológica.

Muitas vezes, a procura do psicólogo só acontece quando já existe uma doença estabelecida que está causando transtornos na vida do paciente.
Entretanto, existem também aqueles que procuram a terapia para fortalecer suas capacidades internas, desenvolver auto-estima ou promover autoconhecimento. O ideal é nos preocuparmos com nossa saúde psíquica sempre, evitando assim somatizações, dificuldades de relacionamentos, tomadas de decisões equivocadas....
Seja qual for o motivo da busca pela psicoterapia, esta respeita um caminho a ser seguido de acordo com a singularidade de cada um. Ao entrarmos em contato com nosso eu, nos conhecendo melhor estamos mais aptos e preparados a lidar com nossas limitações e desbloquear nossos canais de crescimento interior. 



Ananda de Moura Resende
Psicóloga Clínica
(22)9828-2052/30514719
anandamoura@ig.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário